O que determina isso? Hormônios, alimentação, genética e gasto energético.
Então quando pensamos em emagrecer, é importante que esteja claro este mecanismo. As células de gordura do nosso corpo são estoques de energia. Então se você consome menos energia do que precisa ao longo do seu dia, seu organismo vai utilizar esse estoque como fonte de energia e vc irá emagrecer (perder gordura acumulada).
De modo geral, se acontecer o contrario e você consumir mais energia do que precisa, seu organismo irá modificar seu metabolismo e não vai desperdiçar essa energia. Ele irá transformar essa energia em gordura e estocar nas células adiposas à espera do momento em que a energia da alimentação não for suficiente e puder ser utilizada. Isso é fisiológico, é uma defesa de nosso organismo para nos proteger de situações de privação de alimento, por exemplo.
Pra ficar mais claro, vamos fazer alguns cálculos bem simplificados para facilitar a compreensão.
Vamos supor que você gaste cerca de 1600kcal de energia pra viver durante 24 horas, incluindo todas as suas atividades, sono, alimentação, respiração, academia, etc. A isso chamamos de gasto energético total.
Se ao longo do dia você ingerir 2000 kcal o que acontece? Você tem de “crédito” 400 kcal. E o que seu organismo irá fazer com essas calorias? Estocar. Então ele irá converter essas 400 kcal em aproximadamente 60 gramas de gordura. Isso por dia… No final de 1 mês você terá acumulado cerca de 1,8 kg de pura gordura, se repetir essa atitude todos os dias. E ao longo de 1 ano, 21 kg.
E o que são 400 kcal?
Podemos traduzir essas 400kcal em 2 pães de sal… ou em 3 copos de cerveja…
Ficou claro pra você o que te faz engordar?
Ficou claro que o balanço energético (diferença entre a energia que você gasta e o que você consome) precisa estar negativo para que você emagrecer?
Autora: Acácia Estanislau